Cartão SUS – CadSUS

Cartão SUS – CadSUS
Vote!

CadSUS – Criado pelo Governo Federal, o Cartão Nacional da Saúde (CNS) é um documento que permite ao cidadão brasileiro ser atendido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em qualquer unidade hospitalar do país.

Publicidade:

Cada cartão possui um registro único. Desse modo, todos os procedimentos médicos realizados pelo paciente são armazenados e ligados ao Cartão SUS. Assim como consultas, medicamentos prescritos, unidades e atendimento, entre outros.

Para fazer o seu cartão, vá até uma unidade de saúde, com os documentos necessários e faça seu cadastro. Assim, são eles: RG, CPF, Certidão de Nascimento e número do PIS/PASEP. Feito isso, o seu Cartão Nacional de Saúde será impresso na hora.

Publicidade:

Se você deseja conhecer as demais funcionalidades ligadas ao Cartão SUS, continue lendo este artigo.

Veja também, como fazer o cartão SUS!

CadSUS

O Cadastramento Único de Saúde (CadSUS) é a principal ferramenta de gerenciamento do SUS. Uma vez que tudo que acontece no SUS é registrado no CadSUS. Eventualmente a partir disso os profissionais conseguem ter controle sobre o que está relacionado ao Sistema.

Como funciona o CadSUS / Cartão Sus

CadSUS

Existem duas ramificações do CadSUS, uma destinada à administração do sistema e outra voltada a cadastros de pacientes.

Assim, fica mais fácil aos hospitais da rede pública de saúde realizar o atendimento e os demais procedimentos médicos.

Desse modo, com o CadSUS o paciente conta com mais integração em outros sistemas de informação. Por exemplo, em programas de agentes comunitários da Saúde e Saúde da Família.

Os dados são capturados e registrados. Dessa forma fica muito mais fácil ser atendido e presenciar um atendimento personalizado e de qualidade.

Veja os benefícios do CadSUS:

  • Aos pacientes: menos burocracia para marcar exames e agendamentos. Atendimento personalizado e ágil
  • Aos profissionais da saúde: rapidez e facilidade no atendimento aos pacientes, comodidade no agendamento e marcações de consultas
  • Aos gestores: mais planejamento, organização e apoio nas ações que envolvem a saúde

Cabe destacar que o cidadão comum não tem acesso ao CadSUS, nem a alteração de dados e informações relacionadas ao perfil.

Portanto, a alteração de informações, assim como o cadastramento no sistema deve ser feito por um profissional do SUS durante o atendimento hospitalar.

CadWeb: SUS

É mais uma alternativa do SUS que pretende melhorar a qualidade de atendimento médico da população, o CadWeb.

Ele mantém todas as informações dos pacientes bem como clínicas hospitalares armazenadas em um banco de dados e funciona junto com o CadSUS.

Através deste sistema, as pessoas autorizadas pelo Ministério da Saúde podem consultar todos os dados de cada paciente, assim como registros de internações, disponibilidade de medicamentos das Farmácias Populares e etc.

Cartão SUS Digital: Meu digiSUS

O aplicativo é a nova plataforma digital do Ministério da Saúde e seu principal objetivo é oferecer serviços relacionados ao atendimento SUS. Portanto, no app, o cidadão tem acesso:

  • Visualização de agendamentos de consultas e os últimos procedimentos realizados no SUS. Também é possível avaliar a qualidade de atendimento, por meio do aplicativo
  • Lista com as principais informações do paciente, como medicamentos, alergias, vacinas recebidas, consulta a lista de transplantes e muito mais
  • Permite consultar estabelecimentos de saúde próximos a sua localidade ou pelo tipo, além de permitir adicionar aos favoritos os mais relevantes

O aplicativo Meu digiSUS está disponível para os sistemas operacionais Android e IOS e é de graça.

Veja Aqui mais informações sobre o digiSUS!

Além disso, para atualizar suas informações acerca do Cartão SUS, procure a unidade de saúde mais próxima e realize o procedimento.