Como Fazer o Cartão SUS – Pedido Online

Como Fazer o Cartão SUS – Pedido Online
3.2 (63.08%) 13 votos

Como Fazer o Cartão do SUS

Igualmente aos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde, o cartão do SUS também é feito gratuitamente. Para aprender como Fazer o Cartão SUS, siga as instruções.

Publicidade:

Se preferir, veja aqui Tudo Sobre o Cartão SUS

CNSA confecção o CNS é fácil, é só se dirigir até uma unidade de saúde pública mais próxima da sua casa com os documentos em mãos que elencaremos a seguir.

A saber, o cartão será feito pelo profissional da unidade de saúde que você for através do sistema online e permite atendimento diversos locais públicos de saúde.

Publicidade:

No mesmo dia você já recebe o cartão com o número e pode utilizar a vontade.

Pré-cadastro do SUS online

Quer Agilizar a Confecção do Cartão?

Além de efetuar a solicitação do cartão do SUS direto em uma unidade pública de saúde, o cidadão também pode realizar um pré-cadastro pela internet visando agilizar o processo.

Portal Saúde do Cidadão

Contudo, basta entrar no Portal de Saúde do Cidadão e realizar por lá mesmo. Todavia, trata-se apenas de  um pré-cadastro, para validar é preciso ir até a unidade de saúde.

Quando você entrar na página, vai precisar colocar alguns dados:

  • Nome completo
  • Nome da mãe
  • Data de nascimento
  • Cidade de nascimento.

Depois, é só digitar o código de confirmação ou flegar o campo “não sou um robô”  que aparecer na tela e clicar em cadastrar.

Esse processo gera um protocolo de atendimento que você precisa imprimir e levar até a unidade física de saúde buscando finalizar a solicitação do cartão do SUS.

Esse protocolo tem validade de 90 dias, ou seja, você pode levar até o local num tempo máximo de 3 meses, depois, é necessário solicitar outro.

Como fazer o Cartão SUS – É fácil e Rápido

Contendo dados do histórico de saúde do usuário, o Cartão SUS é de fundamental importância ao atendimento, para o cidadão ter acesso aos serviços e o profissional de saúde acessar ao histórico e acompanhamento do paciente.

Saiba agora a melhor forma de fazer o cartão SUS, documento que ganha importância na medida em que o Sistema Único de Saúde passa a ser integrado nacionalmente pela informática.

Documentos Necessários Para Fazer o Cartão do SUS

Fornecido de maneira gratuita, os hospitais, clínicas e postos de saúde ou outros locais de atendimento, que tenham sido definidos pela secretaria municipal de saúde, têm como confeccionar o cartão SUS para o cidadão, mediante sua solicitação.

Para que isso seja possível, você deverá estar portando:

  1. CPF
  2. RG
  3. Certidão de nascimento ou certidão de casamento
  4. Número do PIS/PASSEP

Documentos necessários Cartão SUS

Com a intenção de confeccionar o cartão SUS para o usuário, o atendente realizará um questionário. A fim  de conhecer um pouco melhor sobre cada brasileiro usuário do Sistema Único de Saúde – SUS.

Aprenda a Validar seu Pré-cadastro

A princípio, as perguntas, a coleta de informações e dos dados dos seus documentos não tomarão muito do seu tempo. Aproveite esse tempo e tire suas dúvidas sobre a elaboração do cartão SUS e sua funcionalidade.

Acesse Aqui - Pré Cadastro - Cartão SUS

Acesse Aqui – Pré Cadastro – Cartão SUS

É importante que o cidadão esteja ciente de seus direitos e deveres de usuário.

Pode acontecer que o cartão SUS não seja ainda de plástico. Não se preocupe! Nem todas as unidades de saúde distribuem esse modelo de cartão.

Contudo, o importante é saber que após realizar o cadastramento, o usuário receberá um e-mail um protocolo.

Esse, primordialmente, deverá ser apresentado em qualquer unidade de saúde para validação definitiva e assim, finalizar a confecção do Cartão SUS.

Entenda, a funcionalidade do SUS.

Você pode acessar seu cadastro e inserir informações

Como resultado, após a apresentação do protocolo e verificação pessoal, será fornecido o acesso ao número definitivo do cartão SUS.

Com o cartão SUS físico em mãos ou, mesmo, somente o número, você poderá fazer o cadastro no Portal de Saúde do Cidadão. Sobretudo, é pelo portal que o usuário terá acesso a todas as informações referentes ao teu prontuário médico.

Informações Portal

Você também pode acrescentar dados de sua saúde, como, por exemplo, informações relativas a doenças crônicas ou alergias que seja portador, medicamentos que deve fazer uso diariamente.

Também, com o cartão SUS em mãos, poderá marcar exames, consultas e outros procedimentos de saúde, gratuitamente. Não perca tempo, agora que você já sabe como fazer o cartão SUS.

Cartão SUS Online – Faça Você Mesmo o Pré-Cadastro

A emissão do cartão SUS pode ser feita, também, de maneira online. Ademais, o procedimento é muito simples e permite agilizar o processo de solicitação do cartão SUS.

Como Fazer o Pré-Cadastro Online?

O Portal de Saúde do Cidadão permite ao brasileiro realizar a solicitação do cartão SUS online, através de um pré-cadastro.

Decerto, o usuário é beneficiado não somente com o ganho de tempo. Evita-se também o deslocamento e transtornos como o trânsito e filas.

Para solicitar o cartão SUS online você deverá estar com seus documentos em mãos, como o CPF e o RG.

A saber, abaixo, deverá acessar a página e realizar o pré-cadastro do cartão SUS online. Dessa forma, após acessar a página você deve seguir o passo a passo.

Como proceder com o número de protocolo?

Enfim, o procedimento é bem simples, basta preencher seus dados de identificação solicitados: Nome completo, CPF, Nome da Mãe, Data de Nascimento e Local de Nascimento.

Posteriormente, deve digitar o código de segurança e clicar no botão “Cadastrar”. Pronto. Você fez o seu pré-cadastro.

O pré-cadastro gera um protocolo de atendimento, válido por 90 dias.

Além disso, o cidadão deverá imprimir a folha com o protocolo e levar até um posto de atendimento da saúde de seu município.

Após o recebimento do seu protocolo, o atendente dará continuidade em seu processo para emissão do seu cartão SUS online.

Para que serve o cartão provisório?

Assim, o atendente da unidade de saúde emitirá um cartão SUS provisório, para seu uso imediato.

Cartão SUS Provisório

Todavia, o cartão SUS definitivo será enviado à sua residência. Por isso, não estranhe ao receber um cartão que não seja o de plástico.

A emissão do cartão SUS online definitivo é realizada pelo Ministério da Saúde. Desta forma, há um maior controle e minimizando o risco de fraudes nos procedimentos oferecidos pelo sistema de saúde nacional.

Emitindo o seu Cartão

É importante ressaltar que sem o seu protocolo, o atendente não conseguirá realizar a emissão do seu Cartão SUS Online.

Assim, realizando o seu pré-cadastro através da página online do SUS faz com que você ganhe tempo. Antes de mais nada, para isto,  deverá ir até o posto de atendimento de saúde para finalizar o processo e realizar a emissão.

Ou seja, não adianta de nada realizar seu pré-cadastro se você não for até a unidade de saúde, em seguida.

Pois, qualquer atendente de qualquer unidade de saúde do país poderá finalizar o processo de emissão do seu Cartão SUS Online.

Veja também, Como Fazer a Segunda Via do Seu Cartão SUS