Como Funciona o SUS – Sistema Único de Saúde

Como Funciona o SUS – Sistema Único de Saúde
Vote!

Como Funciona o SUS?

Para entender como funciona o SUS precisamos ter em mente que a pessoa que deseja ter atendimento no Sistema Único de Saúde, seja uma simples gripe ou doenças mais graves, por exemplo, câncer, precisa se dirigir até um dos locais que oferecem assistência e que são mais próximos de seu local de moradia.

Publicidade:

Para o atendimento você irá precisar do cadastro SUS. Aprenda aqui, e faça o Seu Cartão SUS.

Sistema Único

Você poderá optar pelas UBS, a Unidade Básica de Saúde ou a Equipe de Saúde da Família. 

Todavia, a segunda opção, depende do usuário morar em locais mais afastados. Pois, a Equipe de Saúde da Família, são profissionais da saúde que acompanham famílias em áreas geográficas delimitadas.

Publicidade:

É importante ressaltar que o primeiro contato com o SUS é realizado pelo município porque as prefeituras são responsáveis também pelo financiamento do sistema.

Assim, é fácil compreender a funcionalidade do SUS.

Pelo menos 15% de suas receitas precisam ser destinadas a saúde. Com o intuito de verificar se essa verba realmente é repassada, existe o Conselho Municipal de Saúde que verifica e controla os repasses.

O atendimento nas Unidades Básicas de Saúde

A Unidade Básica de Saúde, UBS, não atende emergências. Lá, o atendimento é realizado por meio de hora marcada, e três profissionais da saúde diferentes que ficam a disposição: clínico geral, pediatra e ginecologista.

A ideia é que tenham esse primeiro atendimento básico e que, conforme a necessidade, sejam encaminhados para os profissionais especializados.

Funciona o SUS

Além disso, as Unidades Básicas de Saúde oferecem também atendimentos rápidos. Esses atendimentos são, por exemplo, realização de vacinas, testes para HIV, sífilis, hepatites, entre outros, e também, a troca de curativos e injeções.

Todos procedimentos rápidos e que não precisam de atendimento com hora marcada para serem realizados.

É a partir deste primeiro serviço que o médico analisa o paciente e a necessidade dele. Com base nisso, faz o encaminhamento para outros locais de acordo com o diagnóstico.

O que acontece com o paciente emergencial nas UBS?

Se o paciente é examinado em uma Unidade Básica de Saúde e o profissional constata que ele precisa de um atendimento emergencial, ele é encaminhado para a UPA, Unidade de Pronto Atendimento.

UPA24H

Basicamente, as UPAS ficam entre as UBS, que são atendimentos não emergenciais, e a emergência dos hospitais, fazendo um atendimento para casos intermediários.

Veja aqui, Tudo Sobre o Cartão Nacional de Saúde.

Elas funcionam durante as 24 horas do dia e os sete dias da semana. Assim, estão sempre a disposição, nos casos que precisam ser resolvidos na hora.

Mas, é importante lembrar que um paciente não deve se dirigir diretamente a uma UPA. Ele precisa ser encaminhado pela Unidade Básica de Saúde e em 97% dos casos, seu problema é resolvido ali mesmo.

Uma grande vantagem da UPA é que ela desafoga as filas de emergência dos hospitais.

Qual o papel das Secretarias Estaduais de Saúde?

As secretarias de saúde surgem com a finalidade de lidar com casos de maior complexidade. Pois, estes tratamentos ultrapassam os limites do município.Normalmente, lidam com casos oncológicos, nefrológicos, saúde do homem e da mulher.

Secretarias Estaduais

São casos que envolvem maior necessidade de tecnologia, tendo em vista, o diagnóstico ou tratamento, necessitando de maiores recursos.

O estado também precisa destinar parte de sua receita para a saúde, sendo pelo menos 12% do total.

Legislação do SUS

Todos estes atendimentos feitos nas unidades de saúdes seguem diretrizes já pré-determinadas.

O que irá nortear essas diretrizes são os princípios do SUS: Universalidade, equidade e integralidade. 

Além disso, a base será toda a legislação nacional referente a saúde. Determinando o que pode ser feito e a forma do atendimento médico disponibilizado aos cidadãos.

Se preferir, Conheça o Cartão SUS em outros Países.