Lista de Espera SUS – Como Consultar?

Lista de Espera SUS – Como Consultar?
3.6 (72%) 5 votos

Desde 2017, quem está à espera de uma consulta médica pública, pode saber quanto tempo vai demorar até chegar sua vez. A lista de espera SUS — Sistema Único de Saúde pode ser consultada por qualquer pessoa que tenha solicitado o serviço.

Publicidade:

No entanto, é preciso ter em mente que a fila do SUS segue uma ordem não apenas cronológica. Sendo assim, existem critérios de risco que podem fazer com que a consulta ou procedimento demorem mais para alguns do que para outros. Portanto, entenda melhor a seguir!

O que fazer para entrar na lista de espera SUS?

Antes de qualquer coisa, é preciso que você faça a sua carteirinha no Sistema Único. É possível fazer isso pelo site oficial ou indo até o posto de saúde mais próximo da sua casa. Dessa forma, você terá acesso aos serviços em qualquer lugar do Brasil.

Publicidade:

Em geral, esses postos oferecem consultas com clínicos gerais durante toda ou parte da semana. É através desse primeiro contato médico que você poderá entrar na lista a fim de consultar com um especialista. O mesmo vale a um procedimento cirúrgico.

Imagine, por exemplo, que você precisa retirar um cisto. Ou então, que tem dores na coluna e precisa da avaliação de um ortopedista.

Assim, antes de chegar até os profissionais responsáveis por essas áreas, você vai passar pelo clínico geral. Desse modo, é ele que vai determinar o grau de risco e fazer o encaminhamento. A partir daí você entra na lista a fim de conseguir o atendimento médico.

Veja aqui tudo sobre o CadSUS!

Qual é a ordem de atendimento?

Sabe quando você chega em um pronto socorro e existem diferentes prioridades? Na fila de especialidades do SUS existe uma lógica parecida. No entanto, em vez de emergência, a classificação trabalha com critérios de risco, divididos em:

  1. Baixo risco
  2. Médio risco
  3. Alto risco
  4. Altíssimo risco

Um paciente que tem histórico de AVC, por exemplo, tem prioridade para consultar com o neurologista, com altíssimo risco. Uma criança com autismo pode ser de alto risco. Já uma senhora de 45 anos, que tem dores de cabeça, pode entrar na lista como médio risco.

Caso todos tenham recebido encaminhamento no mesmo dia, ela ficará atrás dos outros dois, considerados mais sérios.

O objetivo dessa classificação é tentar prever quais diagnósticos podem se complicar em menos tempo. Quem estabelece o grau de prioridade é o clínico responsável pelo encaminhamento, o que atende no posto de saúde.

Como consultar a lista do SUS?

Lista de Espera SUS

Se você já passou por essa primeira etapa e já está à espera da consulta, é possível verificar sua colocação através da internet. Se tiver dificuldade ou não souber como usar o computador, dá para fazer isso no posto mais próximo também.

Como as filas são organizadas pelas Regionais de Saúde, cada cidade possui uma plataforma própria. Se você vive em Santa Catarina, por exemplo, não vai encontrar seus dados no site do Rio de Janeiro, por exemplo. Procure sempre pela página da sua região e tenha o cartão o número do cartão do SUS. É através dele que você vai encontrar sua colocação.

Faz muito tempo que você está na lista de espera SUS? Sabe qual é a sua classificação de risco? Deixe um comentário contando para a gente se está demorando muito para ser atendido ou não!

Veja aqui como fazer o seu cartão SUS!